janeiro 27, 2004

Para Reflexão

É impossivel aprender religião sem que se formem inibições e repressões, porque a religião, na sua tentativa de modelar o carácter humano, deve exigir a repressão das exigencias e desejos humanos, devedesmerecer o corpo e supervalorizar a alma. A religião é, realmente uma perversão. O que originalmente era Deus, tem sido convertido no Diabo.

Deus faz má cara ao sexo, mas, ao que parece, aprova a propriedade, o lucro e o nosso bárbaro código criminal com o nosso castigo capital, porque a Igreja não protesta contra essas coisas. Deus é objecto do medo... o medo do Senhor é o começo da sabedoria, dizem eles. Detesta cartas, saias curtas, nudez, e as piadas vulgares dos music-halls.

O Diabo, por outro lado, é todo pela vida. Ama o que é vulgar, animado, perverso. Aprova, com o máximo de cordialidade, a parte da anatomia que fica dos pescoço para baixo, e, quando dois ou três se reunem, ele não está longe... mesmo que a reunião numa capela galeza*; Aprova a natureza humana e não vê nada de pecaminoso na carne e nas suas paixões. É o Deus que qualquer bando de selvagens primitivos amaria, porque toma o homem como ele é e não tenta elevá-lo. Ele é o verdadeiro Deus.

" - O diabo não faz homens roubarem e assassinarem? Não fez a Gestapo sádica que torturava judeus? Não impele o homem a beber e ser infiel?"
Isso é uma calunia: é dar ao Diabo mais do que lhe é devido.

Um jovem ladrão sente-se carente de amor por parte de seus pais, e rouba amor, sob a forma de dinheiro, canetas-tinteiro* ou seja lá o que for. Rouba amor, e habitualmente é recompensado com ódio dos pais, dos professores e da lei. Odeia mais do que nunca e pode terminar como um autentico criminoso. O Diabo é censurado pela preversão da bondade original no rapaz, quando o verdadeiro culpado é o severo Deus da Biblia, cujo código moral leva os pais a serem severos com os seus filhos e a dar-lhes ódio em lugar de amor.


* (no original)

Nota: Texto escrito por não-sei-quem que encontrei num dos meus cadernos e que achei interessante para por aqui. Mesmo não concordando com algumas das coisas referidas, este texto não deixa de ser curioso... :)

Publicado por Sagrath em janeiro 27, 2004 11:35 PM
Comentários

Apesar de não acreditar nem no deus ou no diabo, concordo em pleno com o texto, Deus tornou-se num deus repressor, enquanto o diabo trás liberdade, mas apenas trás liberdade pq está em posição á ideia de deus, pq como se provou muitas vezes em cultos satânicos, quando o diabo é elevado á posição de deus, torna-se em repressão.
Com poder vêm repressão? Será que com a ideia de deus, vêem repressão? Talvez deus esteja amaldiçoado

Afixado por: NotReal em janeiro 27, 2004 11:48 PM

não concordas com o quê?

Afixado por: Almah Perditae em janeiro 27, 2004 11:49 PM

NotReal:"Com poder vêm repressão?" com o poder certamente que sim, mas não acho que Deus ou Deusa, seja la o q for, reprimam alguma coisa... n foi nenhum deus que inventou essa da repressão. e ha religiões em que os deuses se parecem mais com o diabo dos católicos... :)

Almah Perditae: não concordo, por exemplo c a cena do jovem... tb n concordo c aquela ideia "satanica" q o texto por vezes dá :) no q toca a cascar no deus católico concordo em pleno :D

Afixado por: Sagrath em janeiro 27, 2004 11:57 PM

Estava-me a referir á ideia de um deus todo poderoso, ou de um diabo tb poderoso. Sempre que há um deus muito poderoso, têm muitas regras e leis para obedecer, sobre esses outros deuses, são deuses equilibrados, não são deuses todos poderosos, muitos deles apenas representam parte da natureza

Afixado por: NotReal em janeiro 28, 2004 12:03 AM

nem por isso... todos esses deuses de que falei representam a natureza na sua totalidade :) nós e eles incluidos no mesmo... fazem de nossos pais. Enfim... eles são tudo, logo têm todo o poder e mesmo assim n são repressores, antes pelo contrario ****

Afixado por: Sagrath em janeiro 28, 2004 12:06 AM

Não sei, não conheço bem os deuses de que falas, mas até a própria natureza pode ser repressiva, a lei do mais forte, o equilíbrio, a chamada lei da vida, é que para uns viverem, outros tem que morrer, logo um deus que defenda isso, pode ser considerando um deus repressor

Afixado por: NotReal em janeiro 28, 2004 12:11 AM

LOL para uns viverem outros não têm q viver... alem disso a morte é cagativa, todos morremos um dia. n considero isso como repressão, considero isso como: a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros... ve la se os animais n se respeitam :)

Afixado por: Sagrath em janeiro 28, 2004 12:19 AM

Nem por isso, os animais podem ser tão cruéis como os humanos, afinal, nós próprios não passamos de animais. Nunca viste um gato a brincar com rato? Sem ter a menor intenção de o comer...
Tudo o que não nos permite viver como queremos, é repressão

Afixado por: NotReal em janeiro 28, 2004 12:24 AM

acredita q a crueldade humana ultrapassa a crueldade de qualquer animal... acho q o nosso verdadeiro problema é mesmo a inteligencia :\

Afixado por: Sagrath em janeiro 28, 2004 12:31 AM

Talvez o ser humano seja mais cruel que qualquer outro animal, mas tb o somos pq temos capacidades que outros não têm, logo não podemos fazer uma comparação directa com os outros animais.
A inteligencia não é o nosso problema, a crueldade não vêm da inteligencia, a crueldade do ser humano vêem de demasiadas outras coisas para poder ser definido, assim tão simples

Afixado por: NotReal em janeiro 28, 2004 12:39 AM